Ficha de Projeto

Cofinanciamento

cofinanciado

 

Projeto Nº - 046008 

Código do Projeto - POCI-02-0752-FEDER-046008 

Designação do Projeto - PT HUB ICT 

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos 

Objetivo principal - Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas 

Região de Intervenção - Norte e Centro 

Entidades beneficiárias - Inova-Ria: Associação de Empresas para uma Rede De Inovação em Aveiro e Associação Fraunhofer Portugal Research 

Data de aprovação – 08/03/2021 

Data de início – 01/05/2021 

Data de conclusão- 30-06-2023 

Custo total elegível – 637.204,80€ 

Apoio financeiro da União Europeia – FEDER - 446.043,36€ 

Programa Operacional - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização 

Objetivo Temático – OT 3 - Reforçar a competitividade das PME

Data de Aprovação - 08‐03‐2021

Duração - 2 anos (01/07/2021 a 30/06/2023)

Apoio Financeira da UE - 446.043,36 EUR

Contrapartida Privada: 191.161,48 EUR

 

Metas:

Realização de 16 viagens de prospeção para reuniões com Fraunhofer Gesellschaft (Alemanha); Trinity College (Irlanda); TNO (Holanda); e VTT (Finlândia).

Presença em 7 feiras internacionais do setor, nomeadamente, na MEDICA (por duas vezes), HIMSS Europe, Hannover Messe, Productonica, e IFA (por duas vezes).

Realização de 8 missões inversas de importadores para apresentar a oferta nacional ligada ao setor TICE e a intensificar o grau de confiança dos agentes externos relativamente ao mesmo.

Desenvolvimento de instrumentos de business intelligence para realização de diagnóstico à especialização tecnológica do setor, indentificação de oportunidades, posicionamento e capacitação para a internacionalização.

 

Síntese do projeto, Objetivos, Atividades e Principais Resultados esperados e atingidos:

O projeto apresenta abrangência de intervenção na Região Norte e Centro (NUTS II) e visa a criação de condições para conferir visibilidade internacional às empresas portuguesas que integram o setor através de uma atuação nas vertentes da capacitação, da inovação, da cooperação entre diversos agentes e dinamização de atividades de promoção nos mercados externos que permita responder à deficiente e desajustada visibilidade externa do setor das TICE nacional. 

Neste contexto o reforço da internacionalização é estratégico para a viabilidade de todas as empresas deste setor, porque permite diversificar mercados (que são altamente especializados em utilização de TICE) e limitar riscos de expansão.

 

Tem como objetivos operacionais os seguintes: 

(O1.) Aceder a novas competências, boas práticas, conceitos e conhecimentos gerados em esp aços com forte dinâmica de inovação, procurando interiorizá-los e integrá-los de forma criativa na base de conhecimento das empresas 

(O2.) Reforçar em 20% o grau de exportações do setor TICE, designadamente produtos com alta intensidade tecnológica 

(O3.) Reforçar a presença em mercados externos, como alternativa à redução da quota do mercado doméstico;

(O4.) Reforçar as redes de cooperação, replicação internacional de relacionamentos estabelecidos com outras empresas/ centros de investigação de I&I; 

(O5.) Promover o setor TICE português nos mercados-alvo como sinónimo de qualidade, sofisticação e tecnologicamente robustos; 

(O6.) Promover parcerias internacionais (câmaras de comércio, centros de investigação e desenvolvimento, associações empresariais, agentes, importadores, entre outros); 

(O7.) Dinamizar processos de participação e de divulgação a nível internacional;

(O8.) Atração de investimento estruturante (IDE) para o setor, permitindo que este reforce a sua produtividade e a exposição internacional em cadeias de valor globais; 

(O9.) Através da participação em feiras internacionais de referência para o setor, (i) identificar as necessidades e as tendências de evolução dos mercados internacionais nos subsectores TICE mais relevantes; (ii) sinalizar os principais clientes e traçar os respetivos perfis de prospeção internacional; (iii) aceder a novos conhecimentos e celebrar acordos de colaboração com agentes internacionais de referência no setor.

 

 

Resultados esperados: 

• Realização de 16 viagens de prospeção para reuniões com Fraunhofer Gesellschaft (Alemanha); Trinity College (Irlanda); TNO (Holanda); e VTT (Finlândia). 

• Presença em 7 feiras internacionais do setor, nomeadamente, na MEDICA (por duas vezes), HIMSS Europe, Hannover Messe, Productonica, e IFA (por duas vezes). 

• Realização de 8 missões inversas de importadores para apresentar a oferta nacional ligada ao setor TICE e a intensificar o grau de confiança dos agentes externos relativamente ao mesmo. 

• Desenvolvimento de instrumentos de business intelligence para realização de diagnóstico à especialização tecnológica do setor, indentificação de oportunidades, posicionamento e capacitação para a internacionalização.

 

 

Resultados atingidos: 

• 11 protocolos de colaboração

• 18 ações de prospeção de mercado 

• 3 Missões inversas • 8 participações em Feiras internacionais 

• 13 Notícias/Artigos na imprensa nos mercados-alvo 

• 12 mercados-alvo objetivo de intervenção relevante 

• 29 agendes importadores internacionais 

• 126 contactos com parceiros em Feiras Internacionais e ações de prospeção de mercado.

 

 

Entidades Responsáveis pelo Projeto 

A Inova-Ria - Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, fundada em 2003, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo a criação e consolidação da área das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, com especial enfoque nas telecomunicações.

A Inova-Ria agrega e potencia os seus associados e a comunidade envolvente através da criação de sinergias que promovem o desenvolvimento tecnológico, o conhecimento e o crescimento económico.

É uma entidade que interliga empresas, instituições de ensino e de investigação e desenvolvimento, independentemente da sua dimensão ou maturidade. Da heterogeneidade desta agregação de contextos de atuação surgem oportunidades de inovação associadas à transformação digital e a estratégias disruptivas de colaboração e de competitividade.

O tecido de associados representa o motor e a meta dos objetivos traçados pela Inova-Ria no âmbito da sua missão. Da dinâmica colaborativa traçam-se novos objetivos e perspetivas ligadas ao setor das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica, TICE, num ciclo que a Inova-Ria preserva contínuo, próspero e dinâmico.

A Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal), é uma associação privada sem fins lucrativos fundada pela Fraunhofer-Gesellschaft (maior centro de investigação a nível europeu) e pela Câmara de Comércio Portugal-Alemanha. 

A Fraunhofer Portugal visa a criação de conhecimento científico capaz de gerar valor acrescentado aos seus clientes e parceiros, explorando inovações tecnológicas orientadas para o crescimento económico, bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida dos seus utilizadores finais.

Promove e coordena a cooperação entre os seus centros de investigação, outras instituições de investigação e parceiros industriais, com o objetivo de realizar investigação aplicada de utilidade directa para empresas privadas e públicas e de grande benefício para a sociedade.